sexta-feira, 18 de junho de 2010

Diálogo Teorico

Cursista: Thatiane
Jucilene
Turma: 2
Tutora: Elaine
Atividade 1.2 Diálogo Teórico

Célestin Freinet

A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulga-lo), a documentação (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade ( como vínculo entre as pessoas e delas o conhecimento).
Um aspecto importante levantado por Freinet foi relacionar a atividade com a prática escolar, onde o objetivo final é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio de quem o exerce. Ele diz que o dever do professor é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho, colaborando ao máximo para o êxito de todos os alunos. Ele acredita que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno, por isso o professor deve ajudá-lo a superar o erro, havendo um envolvimento afetivo com o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário